Perfil Jr

cropped-ss-1-192x192-1-removebg-preview

Leitura

3 min

Como Tornar o Processo Seletivo Mais Inclusivo

Inúmeras são as barreiras à plena inserção das Pessoas com Deficiência (PCD) na sociedade, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Escrito por

Jade

Publicado em

12 dez 2022

Dessa forma, vale destacar quais são os principais desafios que essas pessoas enfrentam na hora de participar de um processo seletivo. Os principais são: as políticas e os padrões inadequados que não consideram as necessidades das PCD, ou as existentes não são aplicadas; atitudes negativas/preconceituosas; empregadores com perspectivas equivocadas sobre a capacidade produtiva da pessoa com deficiência ser inferior à de pessoas com desenvolvimento típico; falhas na oferta de serviços; problemas com a prestação de serviços e a falta de acessibilidade nos transportes, nos espaços e às informações.

Diante desse cenário, é importante salientar que o processo seletivo das empresas deve ser mais inclusivo, uma vez que, por meio deste, garante-se as mesmas oportunidades para profissionais com deficiência para que eles possam colocar em prática seus conhecimentos e ideias de forma diversa. Ainda seguindo esse raciocínio, não basta criar vagas e contratar pessoas, é preciso dar as mesmas oportunidades interna e externamente para que PCDs possam trabalhar com qualidade e acesso. Outro ponto a se levar em consideração é que uma empresa que realiza um processo seletivo inclusivo, tende a ser mais interessante para o mercado e para a sociedade, sendo exemplo de diversidade e inclusão ao se manter aberta e dar espaço para que a pessoa demonstre suas qualidades, habilidades e até mesmo seus desafios.

A fim de se viabilizar um processo seletivo inclusivo, é possível desenvolver medidas como a atenção à divulgação de vagas, no intuito de se atingir meios variados, realizar análise dos ambientes da empresa, procurando perceber se são acessíveis ou se necessitam de ajustes para que forneçam acessibilidade. O desconhecimento acerca da deficiência e a ausência de acessibilidade e adaptabilidade estrutural de empresas concebem uma realidade de condições inadequadas dos ambientes físico
e social.

Diante desse cenário de procura por inclusão e combate a estigmas, a psicologia tem papel fundamental no desenvolvimento de ações que contribuam para uma sociedade mais inclusiva. Sendo assim, o psicólogo deve desenvolver situações de treinamento em habilidades específicas que as pessoas com deficiência precisarão ter para o cargo que ocupará. Ademais, ainda pode haver intervenções mais terapêuticas, bem como orientação profissional. 

Nossos Posts Mais Recentes

Para finalizar a semana, a Perfil promove a discussão sobre o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. Vem conferir algumas dicas para promover a inclusão!

Com a chegada do fim de ano, é importante estabelecer objetivos claros e criar um plano estratégico para alcançá-los. Sendo assim, como fazer escolhas melhores em 2024?

Entretanto, é válido ressaltar que, assim como a psicologia, outras áreas também são extremamente importantes para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Dessa forma, a partir desse trabalho interdisciplinar, será possível diminuir os estereótipos da pessoa com deficiência e, consequentemente, possibilitar um mercado de trabalho realmente inclusivo.

Por fim, é importante ressaltar que a Perfil Jr., sendo uma empresa no âmbito da Psicologia Organizacional e do Trabalho, reconhece a sua responsabilidade e se compromete em ajudar a desenvolver uma sociedade mais inclusiva por meio de seus serviços: treinamentos, palestras, capacitações e consultorias nas áreas de oratória, feedbacks, processos seletivos, saúde mental, motivação e engajamento, dinâmicas de grupos, entre outros.

Quer conversar mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

contato@perfil.com.br

Gostou?
  • Nos Siga
  • Comente
  • Interaja