Para fins de entendimento, vamos começar essa discussão com a definição do que seria essa tal de Comunicação Não-Violenta (CNV). A CNV é uma técnica que se baseia em estabelecer relações de cooperação, onde predomina a comunicação de maneira mais assertiva. É muito importante na prática da CNV que os envolvidos saibam distinguir o que seriam críticas não-construtivas e atribuições pessoais infundadas, do que seria expressar seus sentimento e necessidades que surgem das inter-relações. Ser hábil com essas diferenciação é de extrema importância, pois evita que essas relações intensifiquem algumas dinâmicas não tão funcionais e mais rotuladoras e categorizadas.
O que constitui a prática da CNV?
A Comunicação Não-Violenta possui quatro componentes que buscam guiar a prática dessa técnica, sendo eles: observação, sentimento, necessidade e pedido. É importante considerar a ordem na qual esses componentes são aplicados, pois ela é fundamental para a fluidez da compreensão emocional proposta.
A observação é o primeiro componente a ser aplicado, pois ela vai guiar o entendimento da situação, se nela a comunicação está sendo usada para fins efetivos. Em seguida vem o sentimento, que visa justamente identificar qual seria esse associado à tal situação. É raiva? Frustração? Felicidade? Orgulho? E atrelado ao sentimento vêm o terceiro e o quarto componente, a necessidade e o pedido. Há alguma necessidade que advém desse sentimento? E caso houver, peço de maneira assertiva e empática para que o outro tente me encontrar na satisfação dessa necessidade.
A CNV no ambiente da sua empresa
Abordar a comunicação com um pouco mais de leveza e clareza influencia absurdamente na gestão de pessoas e no fortalecimento ou formação de relações entre os colaboradores, o que ajuda a fazer a manutenção do ambiente empresarial para algo menos hostil e mais motivador para os envolvidos. Um bom ambiente de trabalho não só ajuda muito na redução de casos de doenças recorrentemente associadas à função exercida, como o burnout, mas também influencia num ponto importantíssimo para qualquer empresa: o relacionamento com o cliente. O funcionário responsável por essa ponte, se conseguir gerir a habilidade de comunicação não-violenta, consegue estreitar de maneira muito mais efetiva esse laço entre sua empresa e o cliente.
Para além das relações já dentro da empresa, a Comunicação Não-Violenta se estende do mais básico ao mais complexo das relações interpessoais. Por isso, é importante que você, empresário ou recrutador, mantenha em mente os aspectos de clareza e assertividade desde os momentos iniciais de suas interações, como acontece nos processos seletivos.
Caso você deseje que o então candidato seja boa adição para a sua empresa, até mesmo na construção de um bom ambiente, você deve demonstrar desde as primeiras entrevistas que esse é um aspecto importante para o seu negócio. E nesse caso, não há melhor demonstração que a boa condução de um processo seletivo, se atentado à compreensão da situação do candidato, à feedback e devolutivas do desempenho nas etapas e ao bom tratamento no geral.